top of page

Qual o jeito certo de segurar os talheres durante a refeição?


Essa dúvida é comum para todas as pessoas que já se depararam com uma mesa posta, e se perguntaram: será que estou segurando os talheres da maneira correta?!

Agora você vai aprender e nunca mais esquecerá o que a etiqueta recomenda! A primeira dica é: depois que começa a comer, não se deve mais colocar os talheres à mesa... eles devem ficar nas mãos ou repousados no prato.

Há duas formas de utilizar os talheres durante a refeição: Americano ou Europeu (Continental).

Estilo Americano

O estilo americano é quando acontece a troca de mãos ao cortar. Corta-se os alimentos com o garfo na mão esquerda e faca na mão direita, ao terminar de cortar deve-se apoiar a faca na parte superior do prato, com a serra virada para dentro do prato, dessa forma:

Depois disso, passa-se o garfo para a mão direita e pode começar a levar a comida à boca. Mas atenção: deixe a faca sempre apoiada ao prato, e sempre que for utilizar a faca, faça a troca de mãos. E não se deve usar a faca para empurrar a comida no garfo, a faca serve apenas para cortar!

Estilo Europeu (Continental)

No estilo europeu a faca fica sempre na mão direita, o garfo na mão esquerda e com os dentes virados para baixo (como se fosse espetar algum alimento). Quando for para beber ou conversar, repouse os talheres no prato como na imagem abaixo: garfo do lado esquerdo, faca do lado direito, podendo encostar um no outro ou não.

E quando acabar a refeição??

Ao terminar de comer deve-se repousar os talheres no prato, sempre o garfo do lado esquerdo da faca, e a serra da faca apontando para o garfo! E nessa hora pode-se expressar como foi a satisfação da refeição, se foi excelente ou se está satisfeito:

É bem simples não é mesmo?! Todos podem comer como a etiqueta pede, basta praticar que em pouco tempo consegue-se fazer de forma natural.

Destaque
Posts Recentes
Histórico
Busca por Tags
Siga-nos!
  • Facebook Basic Square
bottom of page